Olá leitores, sejam bem vindos a mais um post.
Hoje vamos iniciar uma série de artigos sobre Monolito Modular. Ao longo desta série, veremos como desenvolver e quais são as vantagens de criar ou refatorar um sistema Delphi para a arquitetura de um monolito modular.
Neste primeiro post, vamos dar uma visão geral sobre o assunto e compartilharemos um episódio do Podcast Papo Pro ACBr, no qual fui convidado e o tema foi justamente sobre Monolitos Modulares.
Visão geral
Tradicionalmente, as aplicações Delphi são construídas seguindo uma arquitetura monolítica, onde todo o código é desenvolvido e implantado como um único sistema, muitas vezes com um grande acoplamento entre as units e forms da aplicação, dificultando assim a manutenção e escalabilidade da aplicação. Com a evolução das práticas de desenvolvimento de software e a necessidade de escalabilidade, rapidez na manutenção e flexibilidade, surgiu a abordagem de microsserviços. Nesse modelo, as funcionalidades são divididas em serviços independentes, cada um responsável por uma parte específica da aplicação, porém aumentando muito a complexidade no desenvolvimento e deploy da aplicação, por se tratar de uma arquitetura distribuídas.
O conceito de monolito modular combina aspectos do desenvolvimento monolítico e de microsserviços. Ele permite que uma aplicação monolítica seja gradualmente decomposta em módulos independentes e interconectados, sem a necessidade de uma reescrita completa do código.
Ao adotar essa abordagem com Delphi, desenvolvedores podem modernizar e modularizar sistemas legados, permitindo a adoção de práticas ágeis de desenvolvimento e facilitando a integração com novas tecnologias. Isso possibilita a melhoria da escalabilidade, manutenção e da eficiência operacional das aplicações, ao mesmo tempo em que preserva os investimentos existentes em sistemas legados construídos em Delphi.
Episódio sobre Monolitos modulares no Papo Pro ACBr
Há alguns dias, tive o prazer e a honra de ser convidado para participar do Papo Pro ACBr. Nesse episódio falamos sobre vantagens e desvantagem na utilização da arquitetura monolítica e de microsserviços, além é claro de conversamos sobre Monolitos Modulares, e como essa abordagem pode nos ajudar a obter o melhor das duas arquiteturas. O episódio ficou bem legal, com várias dicas. Segue o episódio:
Na próxima parte do artigo, iremos entender melhor as vantagens e desvantagens ao se utilizar Monolitos ou Microsserviços, e também nos aprofundar mais sobre Monolitos Modulares.
Não esqueça de deixar seu comentário com dúvidas, dicas ou sugestões.
Grande abraço, e até o próximo post!
Se tiver interesse em conhecer Welcome to ModularBr | ModularBr Framework for Delphi (docs-br.com)
Olá Isaque. Acompanho seu trabalho há bastante tempo e gosto muito das suas soluções, inclusive utilizo algumas delas, como o ORMBr, por exemplo. No post do blog sobre Utilitários Delphi, mencionamos vários dos seus frameworks. No entanto, eu ainda não conhecia o ModularBr, e ao ver a descrição dele no link que você postou, já me interessei. Parece ter os conceitos de separação de módulos muito bem definidos, e a parte de injeção de dependências ajuda bastante a reduzir o acoplamento. Agradeço pela dica!
Show César, entre em contato comigo direto para um bate papo, e veja esse framework funcionando Aula 04 – Apresentando o projeto e suas funcionalidades (youtube.com)
Top Isaque, vou assistir ao vídeo e entrar em contato sim. E pretendo criar posts sobre ele aqui no blog para o pessoal conhecer mais sobre esse framework também. Agradeço a atenção.